Um sábio homem disse que o escritor é mentiroso. Mesmo tendo total conhecimento da realidade, insiste em criar mundos ilusórios, nos quais só ele vive.
O escritor é hipócrita: critica todos os atos realizados por aqueles que vivem sem razão. Sempre diz que faria diferente em sua situação, mas faria totalmente igual, e quem sabe muito pior.
O escritor é um indivíduo eternamente apaixonado pela arte da palavra, alguém que penetra surdamente no mundo da língua, uma pessoa que não consiguiu largar seus vícios e entregou-se totalmente ao universo maravilhoso que é a literatura.
O escritor é alguém incompleto, que só se completa quando está junto de sua paixão. Sempre há algo de errado em sua vida. E mesmo quando não há, o escritor inventa, só pelo prazer de relatar uma infelicidade e desventura de seu caminho.
Talvez esse seja o grande defeito do escritor: gostar do estrago.
Para falar a verdade, é tudo uma questão de ponto de vista.
Eu não vejo como um defeito, e sim uma qualidade. O escritor, ao ser pessimista e sofrido em suas obras, mostra às pessoas que existem, sim, coisas ruins na vida; não há ninguém que desconheça tal fato.
Mas ele também mostra o lado bom das coisas. Porque retrata o amor, a dor, a morte. E, concorde ou não, são esses que salvam da loucura.
O escritor é mentiroso, hipócrita, apaixonado, incompleto e pessimista. Mas, mesmo de um modo estranho e incompreensível, também é feliz.
Victória Pereira Martins
30/05/2007
;*
quarta-feira, 30 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Escritor mentiroso, até parece afronta. xD
hehehe, todos somos um pouco escritores dentro de nós mesmos. Você gosta de filosofar sobre isso.
É fato que a mentira é necessária. Não sempre, lógico (vide a política nacional atual). Mas em casos extremos, com certeza se torna indispensável.
Nem é necessário gastar palavras inúteis para expressar o quão bem você escreve. Como já sabe, formulei um jeito bem sucinto de colocar seu blog entre meus favoritos, de modo que eu possa dar uma passadinha aqui rapidinha outra ou vez =)
beijos de quem te admira, te tem como irmã não consanguínea e como pessoa a admirar e espelhar.
to de boca aberta
Oo
perfeitoooooooooo
sdds de vc
;*
Postar um comentário